domingo, 28 de agosto de 2011

CURIOSIDADES CULINÁRIAS

PIMENTA FAZ MAL A SAÚDE?
Autor: Patricia Galvão Maurano

Pimenta faz mal a saúde?

             
 Foram criados muitos mitos sobre as pimentas dizendo que elas faziam mal a saúde, principalmente que elas eram responsáveis por gastrites, úlceras, hemorróidas entre outros males. Esse é um assunto delicado e que divide opiniões. A única certeza que se tem é que pessoas que já possuam algumas doenças no sistema digestivo devam evitar a pimenta, pois ela pode agredir ainda mais as mucosas.  Mas já foi comprovado em vários estudos que as pimentas possuem propriedades que são benéficas para a saúde, pois tem uma substância chamada capsaicina que é rica em vitamina A (combate radicais livres, formação dos ossos e pele, funções da retina), B1 (atua no metabolismo energético dos açúcares), vitamina B2 (atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso), vitamina C (atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino), vitamina E (antioxidante) e vitamina PP (também conhecida como niacina, é responsável pela manutenção da pele, proteção do fígado, regulação da taxa de colesterol no sangue), além de possuir propriedades analgésicas e energéticas, favorece a redução de coágulos no sangue (devido à função vasodilatadora), estimula a produção de endorfina no cérebro (sensação de bem estar), é antioxidante, antiinflamatório e anticancerígeno. Outras funções desse alimento  é que são bactericidas podendo proteger o sistema digestivo, combate tensões musculares e ajudar no tratamento de reumatismos articulares. Alguns estudos recentes garantem que pode ser utilizada no tratamento da obesidade porque reduz a vontade de comer devido à indução da termogênese (efeito de transformar parte das calorias dos alimentos em calor).  Temos que lembrar que esses benefícios estão presentes nas pimentas vermelhas e outras (ex: tabasco, habanero, jalapeño, etc.) que são frutos de árvores do gênero Capsicum.  Na pimenta do reino (preta ou branca) elas possuem piperina, que ainda não possui nenhum estudo comprovando seu benefício. A pimenta traz sim benefícios à saúde, mas como todo alimento funcional deve ser  ingerido com cautela e moderadamente, estudando todo histórico de saúde do paciente. Por isso procure sempre um médico e/ou nutricionista para maiores esclarecimentos.
Curiosidades:


 * As principais responsáveis pela ardência da pimenta são as sementes e a placenta, no interior da planta. Caso queira que fique menos picante, utilize somente a casca.
 * Quando comemos um prato muito ardido, a primeira coisa que fazemos é tomar um copo d'água. É errado. Pode não parecer, mas a água acentua a sensação de ardência. O melhor são os derivados do leite, porque possui caseína, uma substância que retira a capsaicina dos receptores nervosos localizados na boca. Por isso, alguns pratos da culinária indiana são acompanhados de molho de iogurte.
 * Cada espécie de pimenta tem um grau de ardência, que é medido de forma simplificada numa escala de 0 a 10. A Marupi, encontrada na Amazônia, é uma das mais ardidas entre as nativas do Brasil, atingindo o grau nove na escala. A pimenta mais ardida do mundo é a Red Savina Habanero que atingiu o grau +10 na escala!!

Patricia Galvão Maurano
Nutricionista
CRN 3 – 18.163/P
Autor: Patricia Galvão Maurano
E-mail: 
patricia_maurano@hotmail.com





Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta - CEBS

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Colonia de Férias [Apresentação de Violão]

 Fotos da Apresentação de Violão....
Aconteceu No Mês de Agosto Na Colonia de Férias Escola Aberta CEBS... 
Parabéns a Apresentação estava ótima....















Charlie

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

COLÔNIA DE FÉRIAS ESCOLA ABERTA-CEBS

Foi um sucesso nossa primeira colônia de férias ESCOLA ABERTA-CEBS!
Para quem não se recorda, o calendário foi o seguinte:
1º sábado – “Sábado das Artes”, com apresentação maravilhosa dos nossos alunos da oficina de violão e de teatro. Os oficineiros, Seu Fernando e Shaymon respectivamente estão de parabéns pela colaboração, participação que incentivou, motivou seus alunos e que provocou admiração de todos! O auditório ficou lotado, não só com os familiares dos alunos das oficinas, mas também com os alunos CEBS e a comunidade em redor que vieram prestigiar nosso encontro.
Temos que destacar alguns pontos muito gratificantes. Algumas vezes nas oficinas temos pessoas que começam há freqüentar um pouco sem saber por que estão ali, outras vezes estão obrigados mesmo, ou pelos pais que querem ocupar o tempo dos filhos, ou por outras circunstâncias que pode ser qualquer motivo. Então, elas geralmente ficam envergonhadas, tímidas e não participam tanto das aulas. Os professores/oficineiros estão preparados para isso e sabem trabalhar com estes alunos, que em seguida, são os que mais surpreendem. Foi exatamente o que aconteceu na oficina de violão, todos os alunos foram muito maravilhosos, mas uma menininha de 8 anos, começou as aulas à pouco tempo, (ainda não é à violonista, está nos primeiros acordes,) é daquelas que começou com uma timidez, que já na primeira aula disse que não gostara e não voltaria mais. Voltou com a mãe não uma, mas duas, três e várias vezes. No dia da apresentação, ela começou a se soltar e no dia, surpreendentemente ela deu seu show, cantando e tudo! Num dado momento, em que o Seu Fernando cantava uma música com a platéia, brincando, chamando-os para participar, Maria Fernanda começou timidamente com seu violãozinho rosa, passando os acordes e cantando baixinho, e sua voz foi aumentando a ponto dela cantar praticamente sozinha e todos calarem para ouvi-la. Ela não se fez de rogada e continuou seu show. É isso que o Prog. Escola Aberta faz, os alunos e toda comunidade se sentem livres para viver, sorrir, se divertir, aprender, etc
Mas dando continuidade, o 2º sábado foi “Sábado da Saúde”, tivemos a participação maciça da comunidade, mais de 300 pessoas aproveitaram os serviços oferecidos gratuitamente pelo programa Escola Aberta-CEBS com o apoio da Prefeitura representada pela Secretaria de Saúde, o Posto de Saúde do Tanque, Defesa Civil e CBMERJ, Curso Daltro, UGF que participaram com o quadro de enfermagem e técnicos de enfermagens, Vigilantes Sanitários e o próprio diretor de enfermagem e serviço social do Posto de Saúde – CMS Jorge Saldanha Bandeira de Mello- a Massoterapia. A nossa Ação Social foi muito legal. Apesar do número de pessoas, não teve confusão, todos foram atendidos com carinho, respeito e profissionalismo. Além de fazerem o controle da hipertensão, da glicemia e de fazerem massagem, todos participaram de palestras educativas sobre DSTs apresentadas pelo Posto de Saúde e pela Vigilância Sanitária. Também obtiveram informações a respeito da Dengue, Aids, Hepatites. Ainda puderam prestigiar a capoeira e karatê.
Sucesso total! Estamos preparando a próxima Ação Social do CEBS com o Programa Escola Aberta. Aguardem! Enquanto isso, participem das atividades realizadas nos finais de semana.
Tem para todas as idades e é gratuito e de ótima qualidade.

domingo, 14 de agosto de 2011

Homenagem aos Pais - Dança CIA CADE

Hoje na Escola Aberta CEBS, tivemos o PRAZER de assistir o espetáculo de apresentação de dança - Ponto de Cultura - Circuito de Arte - CIA de ARTE CADÊ em homenagem ao dia dos pais.
Linda coreografia, bailarinos perfeitos! Emocionante!
Em alguns momentos cheguei a lembrar do quadro Le fils de l'homme (pintura de René Magritte). 


Gostaria de agradecer em nome de todos que participam do Programa Escola Aberta do Colégio Estadual Brigadeiro Schortch pela participação da Cia. Esta com toda a certeza é apenas a primeira de uma série de apresentações que faremos juntos.
FELIZ DIA DOS PAIS!





Caroline Freitas
A única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível. 
(Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll) 

sábado, 13 de agosto de 2011

Artesanato - Arte e Sustentabilidade

Coisa nova e boa! Não é segredo para ninguém o quanto queremos trazer uma oficina de artesanato para o Programa Escola Aberta CEBS. Infelizmente, ainda não foi desta vez. Mas para dar um gostinho vamos ensinar o passo a passo do Kusudama de Tomoko Fuse.
O Kusudama é uma esfera decorativa que era usada para ficar sobre a cama de pessoas doentes. Recheada com ervas medicinais, sua função era filtrar as energias e auxiliar no tratamento do enfermo. Obviamente com a globalização esse sentido se perdeu um pouco, mas o efeito decorativo se mantém, pois cada kusudama tem uma beleza só sua.
Kusudama de Tomoko Fuse em móbile decorativo



Passo a Passo:
Vamos começar fazendo um módulo dos 30 que compõem o kusudama. Use um retângulo onde a largura é o dobro da altura.
Use um retângulo onde a largura é o dobro da altura

Dobre o retângulo ao meio no sentido da altura.
Dobre o retângulo ao meio no sentido da altura

Dobre o retângulo ao meio no sentido do comprimento para marcar o centro e desdobre.
Dobre o retângulo ao meio no sentido do comprimento

Dobre a metade direita do retângulo conforme indicado na imagem.
Dobre a metade direita conforme indicado

Repita do outro lado. Desdobre totalmente o retângulo.
Repita do outro lado

Todas essas dobras serviram apenas para demarcar as linhas base sobre as quais trabalharemos daqui para a frente. Depois de desdobrar totalmente o retângulo, vire-o com a parte mais estreita para baixo.
Dobre o retângulo ao meio, de cima para baixo, como na imagem.
Dobre o retângulo ao meio como na imagem

Usando as marcas base que fizemos no início, dobre as pontas superiores direita e esquerda para dentro do retângulo.
Dobre as pontas superiores para dentro do retângulo

Junte as laterais de cima do retângulo no centro. 
Repita o mesmo com a parte de baixo, mas o para o lado inverso.
Junte as laterais de cima do retângulo no centro

Você deve chegar nesse ponto da dobradura.
Você deve chegar nesse ponto da dobradura

Segure a aba esquerda de baixo e cruze-a por cima da direita, totalmente para o outro lado.
Cruze a pontinha esquerda sobre a direita

O resultado será esse.
O resultado será esse

Dobre a aba que está do lado direito para cima, alinhando a base com a dobradura que já existe ali.
Dobre a aba que está do lado direito para cima

Dobre a ponta esquerda do quadradinho que se formou como indico na imagem, formando um triângulo.
Dobre a ponta esquerda do quadradinho como na imagem

Vire o conjunto de verso e repita as duas últimas etapas.
Vire de verso e repita as duas últimas etapas

Segure nas duas pontas e abra o módulo.
Segure nas duas pontas e abra o módulo

Enrole as pontinhas dos triângulos para dentro. Faça isso dos dois lados.
Enrole as pontinhas dos triângulos para dentro

O módulo do kusudama está pronto. Você vai precisar de 30 módulos para completar o kusudama. 
Com certeza, quando terminar, saberá fazer de cor e salteado.
O módulo do kusudama está pronto

Agora como montar o Kusudama


A montagem desse kusudama é feita totalmente com encaixes. Um módulo vai encaixando no outro até completar a esfera. Requer apenas cuidado para não amassar os módulos.

Encaixe a aba com os detalhes enrolados do módulo 2 no centro do módulo um, como mostro na imagem.
Encaixe o módulo 2 no módulo um

Encaixe a aba do módulo três no centro do módulo dois. 
Empurre até o final.
Encaixe a aba do módulo três no centro do módulo dois

Feche a primeira estrela encaixando a aba do módulo um no centro do módulo três.
Feche a estrela encaixando a aba do módulo um no centro do módulo três

Ao juntar os três primeiros módulos, obtemos uma estrela de três pontas, como na imagem.
O próximo módulo você deverá encaixar no centro do terceiro.
A primeira estrela está montada

Continue encaixando os módulos até chegar na estrela de cindo pontas e assim por diante.
 As formações serão sempre ou de 3 pontas ou de 5. Continue até fechar a esfera.

Continue juntando os módulos até chegar numa estrela de cindo pontas

Gente, é isso aí. Por mais complicado que pareça a montagem, ela se autocompleta, levando sempre a fecharmos o kusudama. A experiência é muito bacana e a sensação de realização é imensa. Vale o esforço.

Vejam como fica o kusudama de Tomoko Fuse depois de pronto
Móbile com o kusudama de Tomoko Fuse

Daqui para diante vocês podem usar o kusudama da maneira que desejarem. Eu incluí um detalhe de cristal e dois origamis de laço no final da fita. O passo a passo para o laço está aqui, clique: Origami Laço de Fita
Acabamento com laços de fita em origami


Fotos e passo-a-passo: Cris Turek - Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Fica a dica!!! 

Até logo, uma boa noite!

Caroline Freitas
O futuro tem muitos nomes: para os fracos, ele é inatingível; para os temerosos, ele é desconhecido; para os corajosos, ele é a oportunidade.  (Victor Hugo)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fim da Greve de Professores

Professores das escolas da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram suspender a greve, que completaria 65 dias nesta sexta-feira (12). Com a decisão, as escolas estaduais voltarão a funcionar normalmente a partir da próxima segunda-feira (15). As informações são do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe).

Ainda segundo o Sepe, a categoria vai se manter em estado de mobilização para acompanhar o cumprimento da parte do governo das determinações do decreto que concedeu um reajuste de 5% para a categoria, descongelou o plano de carreira dos funcionários administrativos e incorporou a parcela de 2012 do programa Nova Escola em julho deste ano.

O decreto foi aprovado na quinta-feira (11) na Assembleia Legislativa do Rio. O governador terá 15 dias úteis para sancionar o projeto.

A proposta inicial apresentada pelo secretário estadual de Educaçao, Wilson Risolia, era de 3,5%. A categoria reivindicava aumento de 26%. O Sepe afirmou, na quinta-feira, que o reajuste não cobre nem as perdas com a inflação.

O projeto da criação da carga de 30 horas, votado também na quinta-feira em sessão ordinária, foi aprovado, mas sua tramitação está paralisada. Segundo a assessoria da Alerj, foi apresentado um destaque da Comissão de Educação da casa contra a extinção dos cargos de supervisor e orientador educacional que ainda será debatido.

 
Charlie

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Inscrições Online Para o Curso de Montagem e Manutenção de Computadores

Inscrições Online Para o Curso de Montagem e Manutenção de Computadores 

Inscrições Para o Curso de Montagem e Manutenção Encerrado... Parabéns à todos que aproveitaram a oportunidade...

Update:  As Inscrições Foram Prorrogadas Até Sexta-feira dia 12/08/2011 Somente Online...

Update2: Horário do Curso 08:30 Às 10:30 PM

As Inscrições do Curso de Montagem e Manutenção e Manutenção de Computadores...

Estarão abertas pela Internet no Blog do Escola Aberta CEBS...

Obs.: 

O Aluno que efetuar a inscrição pela internet e não comparecer no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht no dia 13/08/2011 no horário de 08:30 AM para efetivar a matrícula e assistir a primeira aula será automaticamente eliminado não cabendo nenhum recurso posterior...



Dúvidas...

CEBS - Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht | Rua dos Prazeres, 71 - Taquara - Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ - Tel.: 21 4106-7931


Charlie

terça-feira, 9 de agosto de 2011

NOTÍCIAS SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS DO RJ

SEPE/RJ - Regional VI Rede Estadual  / Deliberações da Assembléia de 09/08
Informa que  A greve continua!   

Segundo o Sepe/RJ A greve continua e já foram marcadas duas reuniões 5ª feira 11/08 - Assembléia Regional 18h e 6ª feira 12/08 - Conselho Deliberativo 10h SEPE - 14 h Assembléia Geral Estadual.

Maiores informações pelo telefone 2195-0450;ou pelo site www.seperj.org.br ou  diretoria@seperj.org.br



Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta -CEBS 

O que é ser professor hoje?


Moacir Gadotti, escreve no livro "Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido" (disponível online no site do Instituto Paulo Freire):

"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis." (fonte: http://miriamsalles.info/wp/?p=136)
***

E você, o que acha disso? O que é ser professor hoje?
Participe dando sua opinião a respeito, se manifeste!!!!!!!!!

Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta- CEBS

O que a constituição fala sobre o direito de greve:


DIREITO DE GREVE

A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.

LEGITIMIDADE DO EXERCÍCIO DA GREVE

Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.

A greve também é lícita quando não for contra decisão judicial.

DIREITO DOS GREVISTAS

São assegurados aos grevistas:

 - o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem a greve;
- a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.

PROIBIÇÕES

Os meios adotados por empregados e empregadores em nenhuma hipótese poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.

A empresa não poderá adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.
A manifestação e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.

SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESCISÃO CONTRATUAL

ATIVIDADES QUE RESULTEM PREJUÍZOS

Atividades Essenciais

SALÁRIOS

PARALISAÇÃO POR INICIATIVA DO EMPREGADOR – VEDAÇÃO

ATOS PRATICADOS – RESPONSABILIDADE

Para obter a íntegra do presente tópico, atualizações, exemplos e jurisprudências, acesse  Direito de Greve no Guia Trabalhista On Line. 
Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/greve.htm


Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta-CEBS

A Educação está em crise?

Estamos vivendo dias de instabilidade na área de educação. Falta de respeito aos educadores e aos educandos, não só por parte do poder público, como dos próprios educadores.  Mas isso não é infelizmente algo novo, é antigo, acreditem muito antigo. Paulo Freire já falava isso em “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA, Ed;1996”:
Educação é um ato político, defendia ele. No trecho abaixo, ele fala sobre a luta pelos direitos dos educadores, afirmando que este é o direito dos educandos, e menciona a necessidade de se rever como forma de lutas a formação dos docentes e a própria eficácia da greve. Vejamos o que ele diz:
“Estudar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.
Se há algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas algo que algo que dela faz parte. O combate em favor da dignidade da prática do docente é tão parte dela mesma quanto dela faz parte o respeito que o professor deve ter à identidade do educando, à sua pessoa, a seu direito de ser. Um dos piores males que o poder público vem fazendo a nós, no Brasil, historicamente, desde que a sociedade brasileira foi criada, é o de fazer muitos de nós correr o risco de, a custo de tanto descaso pela educação pública, existencialmente cansados, cair no indiferentismo fatalistamente cínico que leva ao cruzamento dos braços. ‘Não há o que fazer’ é discurso acomodado que não podemos aceitar.
O meu respeito de professor à pessoa do educando, à sua curiosidade, à sua timidez, que não devo agravar com procedimentos inibidores exige de mim o cultivo da humildade e da tolerância. (...) Como ser educador, se não desenvolvo em mim a indispensável amorosidade aos educandos com quem me comprometo e ao próprio processo de que sou parte? Desrespeitado como gente no desprezo a que é relegada a prática pedagógica não tenho por que desamá-la e aos educandos. Não tenho por que exercê-la mal. A minha resposta à ofensa à educação é a luta política consciente, crítica e organizada contra os ofensores. Aceito até abandoná-la, cansado, à procura de melhores dias. O que não é possível não é possível é, ficando nela, aviltá-la com o desdém de mim mesmo e dos educandos. Uma das formas de luta contra o desrespeito dos poderes públicos pela educação, de um lado, é a nossa recusa a transformar nossa atividade docente em puro bico, e de outro, a nossa rejeição a entendê-la e a exercê-la como prática afetiva de ‘tios e tias’. É como profissionais idôneos – na competência que se organiza politicamente está talvez a maior força dos educadores – que eles e elas devem ver-se a si mesmos e a si mesmas. É neste sentido que os órgãos de classe deveriam priorizar o empenho de formação permanente dos quadros do magistério como tarefa altamente política e repensar a eficácia como tarefa altamente política e repensar a eficácia das greves. A questão que se coloca, obviamente, não é parar de lutar, mas reconhecendo-se que a luta é uma categoria histórica, reinventar a forma também histórica de lutar. (...)”
Caros amigos, nós gostaríamos que após a leitura do texto acima e também diante de todas as informações que você já tem a respeito da luta dos profissionais da educação pelo respeito à educação e ao salário digno, ao respeito a sua profissão e conseguinte, ao próprio aluno, mesmo com esta greve atual, emita uma opinião, fale alguma coisa, se manifeste.
Só assim, todos nós teremos oportunidades de trocarmos informações, conhecimentos e quem sabe, possamos começar a melhorar o quadro atual nesta área tão importante em nossa sociedade.

Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta- CEBS

domingo, 7 de agosto de 2011

UM CONVITE ESPECIAL - VENHAM E TRAGAM SEU PAI

NÓS DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA- CEBS, CONVIDAMOS TODOS OS PAIS PARA UMA 



APRESENTAÇÃO DO   Ponto de Cultura Circuito de Dança, da Cia de Arte CADÊ , EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS. 

 SERÁ DIA 13 DE AGOSTO ÀS 10 H. NESTE DIA TAMBÉM CONTAREMOS COM AS APRESENTAÇÕES DAS OFICINAS DO ESCOLA ABERTA - KARATÊ, CAPOEIRA,VIOLÃO, TEATRO...


Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta-CEBS

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O QUE É ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL?

 O QUE É ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL?

“Mais fácil aprender a fazer algo de que se gosta , do que aprender a gostar de algo que se faz bem” (Eliseu Neto).

Segundo dados da Folha de São Paulo, apenas 42% dos estudantes brasileiros de ensino superior conseguem completar a faculdade. Segundo dados do Censo da Educação Superior 2003, há uma crescente defasagem entre o número de pessoas que entram nas universidades e que terminam seu curso.
Ao comparar, a partir dos micros dados do Censo do IBGE de 2000, a profissão de 3,5 milhões de trabalhadores formados em 21 áreas diferentes, os pesquisadores descobriram que a maioria deles, mais precisamente 53%, está hoje numa profissão distinta daquela para a qual se preparou. A situação varia conforme a carreira. Em enfermagem, o índice é de 84%. Em geografia, é de só 1%.
Fazendo a soma desses fatores, conseguimos atribuir que somente ¼ das pessoas que escolhem uma profissão, irão realmente trabalhar naquilo que escolheram outros ¾ vão escolher outros caminhos profissionais.
Logicamente sabemos que a escolha profissional, não é algo rígido, que essas mudanças podem acontecer e são absolutamente “normais”. O que nos preocupa é o grande número em que isso acontece no Brasil.
Um dos grandes fatores para esses dados é a falta de uma adequada orientação profissional.
Temos uma visão distorcida, de que somente quem tem dúvidas sobre a profissão é que deve buscar auxilio. Enquanto na realidade a ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL é uma medida preventiva, que visa auxiliar o jovem no processo de maturação em relação à escolha. Muitas vezes o jovem pensa que não tem dúvidas, por que não verificou todas as possibilidades e tem uma relação fantasiosa com àquela profissão desejada.
No Brasil temos mais de 200 cursos universitários, somados com os novíssimos cursos de Tecnólogos e ainda os cursos técnicos, sem falarmos das profissões informais (O Ministério do Trabalho, através da Classificação Brasileira de Ocupações cita 2.422 profissões). Isso tudo, somado a uma cada vez mais precoce entrada na Universidade gera essa dificuldade em escolher.
Assim, um adolescente de 16 anos, vê-se na situação de escolher entre todas essas possibilidades. Sem um processo adequado de ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, ele acaba escolhendo aquelas que conhecem mais, ou as mais prestigiadas.Prova disso é que Levantamento do Instituto Nacional de Educação Superior (Inep), do MEC, mostra que apenas seis cursos representaram 52,2% do total de matrículas em 2004: administração (14,9%, com 620.718 matrículas), direito (12,8% e 533.317), pedagogia (9,3% e 388.350), engenharias (5,9% e 247.478), letras (4,7% e 194.319) e comunicação (4,6% e 189.644).

FONTE: http://orientandotrabalhodeop.blogspot.com/

HOMENAGEM AO PAI


Você ainda tem um pai? Ou ele já se foi?
Talvez por você ser tão jovem ainda, não consiga perceber a imensa importância dessa pessoa. Esse cara que às vezes briga com você, chama atenção, proíba de sair com qualquer pessoa, reclama dos seus amigos... Talvez você esteja vivendo o momento em que ele briga muito, fala muito, cobra muito. Se ele faz isso, que bom, isso mostra o quanto ele se preocupa com você. Ele faz de tudo para lhe proteger dos problemas que naturalmente vão aparecer em sua vida e mesmo sabendo disso ele tenta. Faz alertas, as vezes até proíbem você de certas coisas... Bem, isso se você ainda o tem por perto, mas se não, então você tem as melhores lembranças dele. Guarda-as para você. Elas serão para você uma boa forma de exemplos para os seus filhos.
Mas se já não é tão jovem assim, que ainda precise escutar as cobranças do seu pai e agora o vê já velhinho, com passos lentos, com a pele tão fina, sem o vigor da juventude, o olhos fundos, ou quase ficando assim, as marcas no rosto mostrando o quanto ele já viveu... Ou seu pai é um homem ainda jovem, desportista, um artista, um funcionário de alguma empresa estatal, municipal, empresa privada... Ele é seu pai... Apenas pai... Assim como você vai ser um dia.
Volto a perguntar: Você ainda tem seu pai? Ou ele já se foi? Não importa a resposta, o importante é que você se lembre dele e o homenageie, agradeça de alguma forma, mesmo que seja apenas recordando os momentos que estiveram juntos, que estão juntos...Diga: "Eu te amo", do jeito que você gostaria de ser chamado.  Preste atenção nas linhas dos versos abaixo:

Meu Querido Meu Velho Meu Amigo
                                                   Roberto Carlos
Esses seus cabelos brancos, bonitos, esse olhar cansado, profundo
Me dizendo coisas, um grito, me ensinando tanto, do mundo...
E esses passos lentos, de agora, caminhando sempre comigo,
Já correram tanto, na vida,
Meu querido, meu velho, meu amigo
Sua vida cheia de histórias, e essas rugas marcadas pelo tempo,
Lembranças de antigas vitórias ou lágrimas choradas ao vento...
Sua voz macia me acalma e me diz muito mais do que eu digo
Me calando fundo na alma
Meu querido, meu velho, meu amigo
Seu passado vive presente, nas experiências contidas,
Nesse coração consciente, da beleza das coisas da vida.
Seu sorriso franco me anima seu conselho certo me ensina,
Beijo suas mãos e lhe digo
Meu querido, meu velho, meu amigo
Eu já lhe falei de tudo,
Mas tudo isso é pouco
Diante do que sinto...
Olhando seus cabelos tão bonitos,
Beijo suas mãos e digo
Meu querido, meu velho, meu amigo 

FONTE:  http://www.vagalume.com.br/roberto-carlos/meu-querido-meu-velho-meu-amigo.html#ixzz1UCbl7ixC


Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta - CEBS

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Montagem e Manutenção de Computadores [1]

Inscrições Abertas…

Novas Turmas Iniciando em 06/Agosto/2011…

Faça Já Sua Inscrição…

Vagas Limitadas…



Informações Adicionais:


Inscrições – Aos Sábados No Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht
Horário do Curso – Vários Horários
Duração do Curso –  Quatro Meses Por Modulo
Professor Responsável – Charlie

Charlie

Noticias da Greve dos Professores

A Greve Continua!!!

Ficou decidido hoje, 03/08/2011, em Assembléia realizada na Fundição Progresso, que a greve continua pelo menos até dia 09/08/2011, terça- feira, quando ocorrerá nova Assembléia às 14h, na Escadaria da Alerj. Nesta ocasião, os profissionais de educação, aguardarão a avaliação da contraproposta feita ao Governador em relação ao pleito.

NOTÍCIAS SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES

Professores no Rio de Janeiro, em greve, podem ter dias descontados a partir de agosto 
Decisão do Tribunal de Justiça derrubou liminar do sindicato da categoria
Publicado em 28/07/2011, 12:10/ Última atualização às 14:38
Em protesto na praia do Leblon, professores espalharam seus holerites na areia (Foto: Sepe/divulgação)
São Paulo – Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro podem, a partir de 1º de agosto, ter descontados os dias não trabalhados em greve. A decisão foi do Tribunal de Justiça do estado, que suspendeu na última quarta-feira (27) liminar do sindicato da categoria que impedia o corte de ponto. A categoria está em greve desde o dia 7 de junho e mantém acampamentos em frente à Assembleia Legislativa em busca de negociações com o governo.
Para o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), esta seria uma ameaça aos trabalhadores para que eles voltem ao trabalho o quanto antes. Os rumos da greve, segundo eles, só serão decididos no próximo dia 3 de agosto em assembleia geral na Fundição Progresso. Ainda sem propostas concretas de reajuste salarial (a categoria reivindica 26% emergenciais), as chances de os professores manterem a greve é grande.
A Secretaria de Estado de Educação do Rio (Seeduc) informou que não descontará os salários de junho e que o pagamento ocorrerá normalmente no próximo mês. Em trecho, a Seeduc diz que "por decisão própria, resolveu efetuar o pagamento dos dias parados e anotados desde o início do movimento de greve. Os pagamentos no início de agosto, portanto, ocorrerão normalmente. Dos 51 mil professores regentes de turma, 542 (cerca de 1%) aderiram ao movimento", pontuou. Segundo o Sepe, 60% dos professores aderiram à greve.
A respeito de agosto, o secretário de Educação, Wilson Risolia, garantiu que o servidor que estiver em greve terá falta descontada diretamente e que as aulas perdidas terão de ser repostas. "É de fundamental importância que os alunos não tenham qualquer tipo de prejuízo", disse. Não havendo reposição das aulas, o desconto seria retroativo. O Sepe pretende recorrer da decisão.
Em audiência com o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, presidente do TJ-RJ, os sindicalistas questionaram a decisão que poderia ameaçar o ano letivo. Santos garantiu ao Sepe que tentará intermediar as negociações com o governo.
Reivindicações
Os professores reivindicam também a incorporação imediata das gratificações e descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. Atualmente, os professores recebem gratificação anual – até 2015 – pelo programa Nova Escola. Antes do programa, foram 12 anos consecutivos sem aumento salarial. O piso da categoria é de R$ 610.
O movimento grevista tem realizado diversas mobilizações a fim de sensibilizar o governo pelo aumento salarial. No último domingo, um grupo protestou nas imediações da residência do governador Sérgio Cabral (PMDB), no bairro do Leblon, zona sul. No início do mês, os professores também ocuparam o prédio da Seeduc com o objetivo de ter audiência com o secretário Risolia e foram repreendidos pela Polícia Militar.
FONTE: http://www.redebrasilatual.com.br
´Cícera Maria
Coord. Prog.Escola Aberta - CEBS