segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aproveite seu tempo!

Meus  Caros
Sempre que possível, estaremos aqui para auxiliar, dar dicas de entretenimentos, eventos que servem não só para prestar serviços de informações, orientações,mas também para divertir e aprender. A todo o momento estamos aprendendo, vivendo e fazendo escolhas, que são primordiais em nossas vidas. 
Antes de lerem as dicas de como estudar, aproveitando mais seu tempo, veja o texto abaixo. Espero que lhe ajude em alguma coisa. Esta mensagem é pra você que sabe que perder tempo é perder dinheiro, perder vida.
 Aproveite seu tempo!
Há momentos para tudo em nossa vida, então, faça tudo que tiver de fazer a seu tempo. Aproveite cada momento como se não houvesse amanhã. Você não sabe se ele virá. Faça o que for bom para você e para o seu próximo, pois você não sabe o que lhe espera.


Veja a música abaixo, se conhece, cante-a, se não aprende.
Tempo Pra Tudo /  Banda Actos

Não fez o que tinha de fazer
Escolheu o caminho errado
Não quis me escutar
Tomou decisões que não te levaram a nada
Veja o que aconteceu com você

Foi bom pra você
Me diga se valeu
É bom desabafar e recomeça
Há tempo pra tudo debaixo do céu

Tempo de nascer, tempo de morrer
Tempo de plantar e de colher
Tempo de ajudar, tempo de espalhar
Tempo de sorrir e de chorar
Tempo de ganhar, tempo de perder
Tempo de amar e de aborrecer
Há tempo pra tudo debaixo do céu

Deus te deu a liberdade de escolher
É preciso nele esperar e tão somente confiar
Tomar decisões é sempre difícil
Veja o que aconteceu com você
É bom que você espere só em deus
É bom reconhecer que você falhou
Há tempo pra tudo debaixo do céu

Tempo de nascer, tempo de morrer
Tempo de plantar e de colher
Tempo de ajuntar, tempo de espalhar
Tempo de sorrir e de chorar
Tempo de ganhar, tempo de perder
Tempo de amar e de aborrecer
Há tempo pra tudo debaixo do céu

Fonte: http://www.vagalume.com.br/banda-actos/tempo-pra-tudo.html#ixzz1Z4PtyDfZ

Cícera Maria
Coord. Escola Aberta- CEBS

domingo, 25 de setembro de 2011

Para os pais, responsáveis./ VOCÊ E SEU FILHO Será que ele está simulando?


Texto de Alfredo Castro Neto

Se seu filho está em fase escolar e vive se queixando de uma dor de cabeça ou dor de estômago ou sono ou falta de apetite, preste atenção. Ainda mais se essas queixas acontecem nos dias dos exames (provas ou/e testes) ou quando as lições de casa não foram feitas – e essas queixas quase sempre desaparecem com espantosa rapidez após as aulas diárias e a provas  e depois de entregues os deveres e os trabalhos de casa.
Em crianças pequenas, queixas como as de dor de cabeça, de estômago e outras queixas são manobras aprendidas para manipulação dos pais, de avós e do seu ambiente.
Na verdade, elas notam muito cedo que há certos privilégios associados ao papel de doente, como poder ficar em casa e ver televisão e desenhos animados e brincar no parquinho em vez de ir para a escola todo o dia; ser desculpada por não fazer suas tarefas escolares e em casa habituais, ou ter suspensão de uma punição merecida por causa de tal doença.




Realidade e fantasia

Os pais precisam ficar atentos para os casos de simulação constante e exagerada, que podem refletir problemas mais profundos mais tarde. Esse tipo de comportamento pode acarretar mais tarde em sérios distúrbios de comportamento de desenvolvimento da consciência ou da dificuldade de distinguir entre realidade e fantasia.
Portanto, na criança que simula doença, sono ou cansaço, devemos procurar as causas que levam ou propiciam esta conduta. Pode estar na relação da criança com a família, pais ou avós, professores das suas atividades das salas de aula (distúrbios psicopedagógicos) e com os companheiros (sociabilidade).



Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta- CEBS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A passagem da tocha ecolimpica

Caros amigos,
No sábado, 24 de setembro, uma grande ação vai acontecer no Rio de Janeiro.
Esse evento faz parte do dia global de ação Moving Planet e é apenas uma das milhares de ações acontecendo pelo mundo. Você não pode perder!
O QUE: Passagem da tocha “ecolímpica” pela cidade utilizando meios de transportes alternativos, como bicicletas, skates, patins, parapente e remo. Vamos nos juntar na Praça XV e levar a tocha pela última etapa até a Cinelândia, onde faremos uma feira de sustentabilidade com música.
PORQUÊ: Pela melhoria geral da infraestrutura dos transportes coletivos e alternativos da cidade e pela execução das primeiras Olimpíadas Carbono Zero da história. Vamos mostrar que o Rio pode inspirar o mundo não só pelos megaeventos, mas também por meio de megacompromissos, como a diminuição da emissão de carbono.
QUANDO: Praça XV, 13h - Ponto de encontro para carregarmos a tocha até a Cinelândia. Cinelândia, 14h para curtir a feira!
ONDE: Praça XV e Cinelândia, Rio de Janeiro, Brasil
O QUE TRAZER: Vista-se de azul ou branco, assim vai facilitar uma foto aérea bacana! Leve bicicleta, skate, patins! Água! Alegria e motivação!
ORGANIZADORES: Voluntários da 350.org do Rio de Janeiro
PARCEIROS: Movimento Zeitgeist, Cidades em Transição, Bichinho do Mato, Minhocário Arborium, Colégio Franco Brasileiro, Casa do Tambor, DJ Montano, Secretaria do Meio Ambiente, Aldeia SOS, Greenpeace, Ciclophonica, Direitos Animais
Confirme sua participação pelo Facebook!
Esperamos te ver no sábado! Juntos nós ajudaremos a mover o planeta para além dos combustíveis fósseis!
Até lá!
Voluntários da 350.org Rio de Janeiro
  Contato: organizers@350.org  

Recado enviado por Felipe, oficineiro de Ingles no Programa Escola Aberta- CEBS

Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta-Cebs
2333-6565

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AUTODIDATISMO É SAÍDA PARA SE APRIMORAR

___“Vai estudar!”


 Tempos depois: 
____“Viu, tirou nota baixa porque não estudou.” 

 _____Eu estudei sim! Estudei muito!

Quem já não viu este filme?

É claro que tem o outro lado, o daquele que realmente não quer nada com os estudos. Neste caso, o máximo que pode-se fazer é lamentar, afinal, todos podem fazer escolhas na vida.
Mas aqueles que querem estudar tentam, mas não conseguem muito. Fique sabendo que pode ser o jeito de estudar. Com a lata concorrência no mercado, podem faltar dinheiro e tempo para fazer cursos, mas sobram cobranças das empresas para que os profissionais estejam sempre atualizados. No aparente beco sem saída, há uma solução: tomar a iniciativa de estudar por conta própria, nas horas vagas.

Ë possível apredender sozinho sobre qualquer assunto, e o segredo, segundo especialistas, não está na quantidade de aulas ou no acompanhamento, mas na forma de estudar, o que exige técnica, curiosidade e, claro, disposição.  O primeiro passo para aprender com eficiência é identificar, na sua rotina, onde existe desperdício ou economia de tempo.   "Basta somar 20 minutos diários de leitura. 
1 - Encontre tempo
O estudo eficiente exige disponibilidade de tempo e regularidade. Se você é um da- queles que "não têm tempo para nada", comece esquematizando e planejando suas tarefas semanais. Minutos gastos todos os dias no trânsito,  numa fila  ou 
transporte coletivo são valiosos quando somados.

 2 - Administre a agenda 
Monte uma planilha com as atividades da semana por dia, para verificar se não está gastando tempo demais com tarefas irrelevantes ou pouco tempo  com  tarefas  essenciais.
3 - Organize um local para estudar
Por maior que seja o seu poder de concentração, o barulho impede que  haja 100% de aproveitamento numa leitura ou na memorização. Por isso é importante escolher um local arejado, bem iluminado e silencioso.
4 - O isolamento é essencial
Para estudar sozinho de forma eficiente, avise os amigos e os familiares de que, pelo menos por alguns minutos, você terá de se isolar. Interrupções constantes  prejudicam o aprendizado.

5- Saiba motivar-se constantemente Ao contrário da infância, quando se é estimulado pela família e pelos professores a aprender, na idade adulta é preciso cuidar da automotivação, assumindo a responsabilidade pela qualidade do seu aprendizado.

6- Faça um planejamento do aprendizado Estabeleça prioridades e planeje as estratégias para alcançar o seu objetivo, que é adquirir determinado conhecimento. Isso inclui assimilar, organizar as idéias na mente e saber expressá-las de forma opinativa
7- Anote sempre Fazer apontamento é uma estratégia que pode ajudar a agilizar o aprendizado e até uma revisão. Não é necessário um grande detalhamento, só um lembrete rápido e resumido sobre determinado tópico
Consultores e professores - Folha de São Paulo- 30 de abril de 2000 - p 5-16

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO

O benefício será concedido a 165 mil servidores
Esta notícia saiu no dia 29/08/2011 - 18:52h - Atualizado em 29/08/2011 - 20:00h

Reajuste do Estado / regime de 30h/
Governo sanciona lei que reajusta salários de servidores da Educação

O governador Sérgio Cabral sancionou, nesta segunda-feira (29/08), as leis que preveem o reajuste salarial aos 165 mil servidores da Secretaria de Estado de Educação. As medidas, que incluem aumento de 5% nos vencimentos-base para 148 mil professores e reajustes de até 116,04% para funcionários administrativos, serão publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (30/08). Os servidores também receberão a antecipação da incorporação de 2012 da gratificação do programa Nova Escola retroativo a julho. Os novos salários serão pagos no mês referência setembro.
Também foi sancionada pelo governador a criação do cargo de Docente I no regime de 30 horas semanais. Os ocupantes dos cargos de Professor Docente I – 30 horas, quando lotados em efetiva regência de turma, ficam sujeitos ao regime de trabalho de 20 (vinte) horas de aula e 10 (dez) de atividades complementares.
Foram criados dois mil cargos e a implementação será realizada em parcelas sucessivas, sendo 1500 cargos no exercício de 2011 e 500 em 2012. O Governo do Estado lançará, em breve, um edital para o novo concurso da Secretaria de Educação sob novo regime de 30h semanais. As vagas serão para professores de Matemática, Português, Física, Química e Geografia. O salário inicial será de R$ 1.646,07.

 Tabela salarial

A tabela salarial reajustada foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 11 de agosto. A antecipação das parcelas do Nova Escola de 2012 para 2011, para os docentes, gera um reajuste de 9,2%. O programa será concluído em 2013. Para os servidores técnico-administrativos, a antecipação é de 100%. Eles também tiveram o descongelamento da carreira.
 Com os reajustes, um professor que ganhava R$ 765,66, por 16 horas semanais, em junho de 2011, passa a receber, pelas mesmas 16h semanais, R$ 877,91. Em 2007, um professor inicial de 16 horas semanais ganhava R$ 540,64.
“Estamos trabalhando para melhorar a carreira. Queremos o melhor para nossos professores e alunos. Não vamos parar por aí. Precisamos, juntos, melhorar a educação no estado”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

Mais de R$ 800 milhões em Educação

O Estado investirá mais de R$ 800 milhões na Educação. Os benefícios incluem melhoria salarial, que soma R$ 420 milhões; auxílio-transporte, com investimento de R$ 68 milhões; programa de formação continuada, orçado em R$ 20 milhões; auxílio-qualificação, com R$ 25 milhões de investimento; hora extra remunerada, totalizando R$ 20 milhões; revisão da gratificação por difícil acesso, no valor de R$ 9,5 milhões; obras em 300 unidades escolares, somando R$ 240 milhões; e enquadramento de todos os docentes em processos pendentes, totalizando R$ 37 milhões.

Enquadramentos

A Seeduc autorizou, ainda neste pagamento relativo ao mês de agosto, o enquadramento, referente a dez mil docentes, que estava pendente. Para estes, os valores serão depositados no dia 2 de setembro. Já as retificações e omissões serão publicadas até a próxima quarta-feira (07/09), retroativas a 15 de julho. Os valores entrarão no pagamento referente a setembro, que é depositado no segundo dia útil de outubro. Os efeitos financeiros passam a contar a partir da data de publicação.



Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta-CEBS
Tel.2333-6565

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Festa da primavera cebs!

Vem aí a festa da primavera CEBS!!!!


Em breve maiores informções.




"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
 mas na intensidade com que acontecem.
 Por isso existem momentos inesquecíveis,
 coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)

Por Cícera Maria
Coord. Progr. Escola Aberta- CEBS

DANDO A VOLTA POR CIMA



Na vida sempre há escolhas.
Deve-se escolher e arcar com as conseqüências dessa escolha.
Muitas vezes quando se sofre alguma decepção, chora-se, há desespero.
Normal.
Aliás, tem-se que passar por isso, tem de sofrer e chorar, por pra fora todo o rancor, se não ele acaba por envenenar a alma, o corpo, faz mal.
Depois de todo o sofrimento e toda a dor,  pode-se fazer as escolhas que são primordiais em todas as vidas: Ou fica-se ali, sofrendo, chorando,  se descabelando, sentindo pena de si mesmos, xingando o mundo, sentindo na boca o gosto amargo da dor, da tristeza, ou então levantar-se, erguer a cabeça, secar dos olhos as lágrimas, abrir as portas e deixar a luz entrar e seguir em frente.
Para uma nova viagem nessa vida que existe simplesmente para ser vivida e aproveitada da maneira mais simples; viver e deixar viver é o melhor a fazer.
 Cair e levantar, tropeçar, escorregar sim, pode ser, mas se reerguer, limpar a poeira, dar a volta, procurar outro caminho, se aquele está obstruído e nunca desistir de tentar e conseguir, e quando chegar ao destino, também não se acomodar, parar, mas sonhar mais um sonho e tentar alcançá-lo.
Enquanto houver algo para se alcançar, a vida está vibrando;
Para brindar cada ser humano, sempre há um novo amanhecer a cada dia. Pode até ser chuvoso, mas mesmo na chuva, há beleza.
A beleza dos pingos caindo na vidraça da janela, na terra dando aquele cheirinho de terra molhada...
As gotas  caindo, molhando a pele e esta se arrepiando, fazendo sentir a vida em cada parte do corpo.
 Tragédias? Sempre existiram, mas não são para as pessoas ficarem apenas chorando e sofrendo parados olhando sem se mexer...  mas para lembrarem-se que se deve mudar algo, fazer algo e recomeçar se preciso for. ERGUER A CABEÇA E SEGUIR EM FRENTE, DANDO A VOLTA POR CIMA. E acima de tudo, sonhar, mesmo que o sonho pareça impossível e nunca parar de lutar, pois ceder é mais fácil. 
 Assim, vencer o tal inimigo invencível fica mais fácil e como diz a canção:
 “E amanhã se este chão que eu beijei,
 For meu leito e perdão,
Vou saber que valeu
Delirar e morrer de paixão...
É minha lei, é minha questão,
 Virar este mundo, cravar este chão,
 Não me importa saber,
 Se é terrível demais,
Quanta guerra terá que vencer,
 “Por um pouco de paz”

Por Cícera Maria
04-09-2011 08:08h