sexta-feira, 28 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DO ENEM - 2011

ENEM 2011 CANCELAMENTO QUESTÕES E VAZAMENTO

Enganado está quem pensa que o Enem 2011 não teve maiores problemas como nos anos anteriores, quando ocorreu vazamento de questões  das provas, do tema da redação ou problemas de impressão. Estudantes de Fortaleza teriam recebido nas escolas apostilas com questões idênticas às aplicadas no último final de semana em todo o Brasil, o que pode implicar no cancelamento do Enem 2011.

Na noite da última terça-feira (25) o assunto tomou conta das redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter, onde os estudantes do Colégio Christus publicaram fotos das apostilas que contêm as mesmas questões do Enem 2011. Pelas imagens divulgadas são, no mínimo, 13 questões exatamente iguais ou muito parecidas com as aplicadas no exame. Segundo os estudantes, os cadernos, que não contêm data de publicação e nem logomarca de nenhum colégio ou cursinho preparatório, foram distribuídos três semanas antes da realização do Enem.
Imediatamente o MPF recomendou ao MEC a anulação do exame. O Ministério Público do Ceará afirmou nesta quarta-feira (26) que vai encaminhar ao Ministério da Educação uma recomendação para a anulação do Enem em todo o país. O MEC informou que ainda não recebeu a solicitação do MPF e que já acionou na manhã desta quarta-feira a Polícia Federal para investigar o caso.

O procurador da República, Oscar Costa Filho, teria confirmado o vazamento. “Houve vazamento. A materialidade (do crime) está comprovada. A investigação será só pra comprovar a autoria” – disse o procurador, que ainda afirmou que nessa quarta-feira (26) acionará o INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais pedindo a anulação do exame e a colaboração para a solução do problema.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação afirmou: "O Ministério da Educação e o Inep (autarquia do MEC que organiza o Enem) continuaram acompanhando o tráfico de informação na rede social mesmo após a aplicação das provas. As informações veiculadas com maior intensidade nesta terça-feira por estudantes de Fortaleza dando conta de que estudantes do Colégio Christus teriam recebido apostilas com questões semelhantes à do exame nos obrigou a revisar todas as medidas de segurança da aplicação da prova de Fortaleza. Não há nenhum registro de vazamento de problemas de logística, de que nenhum vazamento tenha saído da prova”.

Não se sabe se o Enem 2011 será cancelado em todo o país, até agora somente os 639 estudantes do Colégio Christus terão de refazer as provas nos dias que as mesmas serão aplicadas para a população carcerária.
Novamente, na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 foi constatado o vazamento de questões antes de sua realização, com a utilização de informações do exame em um simulado do Colégio Christus, em Fortaleza.


Estudantes podem recorrer individualmente ou em conjunto.

O Ministério da Educação ainda tentou não repetir o caso da duas últimas edições, reforçando a segurança em torno da elaboração das questões chegando a contratar o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para evitar erros de impressão.

Os cerca de 5,4 bilhões de estudantes em todo o Brasil têm onde recorrer, caso se sintam prejudicados.

Segundo falou à Veja o advogado Edson Cosac Bortolai, os participantes podem solicitar individualmente indenização na Justiça. Para isso, é preciso procurar a ajuda de um advogado.

Em 2010, após reclamações de que redações haviam sido anuladas indevidamente, diversos estudantes iniciaram uma batalha judicial para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) exibisse a correção da prova.

No Rio, uma participante do Enem obteve o direito de ter acesso ao espelho da prova (a partir de 2012, o Inep se comprometeu a exibir a correção da redação a todos os candidatos).

O histórico de ações legais revela que poucos participantes venceram as batalhas nos tribunais.

Todas as liminares concedidas em 2010 com base em ações do Ministério Público ou de participantes foram derrubadas por instâncias superiores da Justiça, incluindo a que pedia o adiamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

No caso do candidato pedir uma indenização, a ação pode demorar muito tempo, e o alvo não pode ser o Inep. O advogado explica: "quem optar por esse caminho, deve pedir reparos à União já que o MEC e o Inep não possuem personalidade jurídica e não podem responder a processos dessa natureza".


Enem 2011 Cancelado: MEC Admite Vazamento de Questões do Enem (FOTOS)

O Ministério da Educação admitiu, por meio de sua assessoria de imprensa, que houve vazamento do conteúdo da prova antes de sua realização.
Estudantes do Colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso a questões similares em um simulado interno do centro educacional, de acordo com a Veja.
"Pelas informações que apuramos pelas redes sociais, os alunos tiveram acesso a nove questões da prova", disse o MEC. "Estudamos a possibilidade de cancelar a prova dos alunos desse colégio. Caso isso ocorra, eles farão a prova no final do mês. Se ficar apurado envolvimento da escola, a instituição será processada".
O MEC já acionou a Polícia Federal para apurar, entre outras questões, como as questões da prova foram parar nas redes sociais.
Ao mesmo tempo, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho vai pedir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaios (Inep), autarquia do MEC responsável pelo Enem, a anulação de 14 questões do exame.
As imagens do exame do Enem e do simulado do Colégio Christus podem ser vistas abaixo.
O procurador Oscar Filho declarou à Veja: "As imagens são provas irrefutáveis de que houve desequilíbrio no exame, favorecendo uns poucos e prejudicando milhões", diz o procurador. "No momento, a preocupação não é descobrir como as questões foram parar no simulado da escola, mas, sim, evitar que o exame seja desigual a todos os seus participantes".
O procurador ressaltou que, caso o Inep se recuse a anular as questões, o Ministério Público Federal no Ceará dará início a um processo judicial exigindo a anulação das perguntas e até a suspensão do Enem 2011.
Enem 2011 Cancelado: Estudantes Vão às Redes Sociais Protestar Vazamento
Com a notícia de que o Ministério da Educação (MEC) pode anular o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) por conta da suspeita de vazamento de informações das provas, muitos estudantes mostraram sua indignação com o fato por meio das redes sociais.
As reclamações dos estudantes estão por todos os lados, das redes sociais como o Facebook e o Twitter. No microblog, hashtag #enemvendido foi criada para comentar o assunto. Muitos dos que prestaram o exame demonstraram indignação a esse novo problema envolvendo a prova.
"Logo menos as faculdades públicas não aceitarão o Enem como nota, todo ano um problema diferente #enemvendido", diz hannalaura.
Augusto Namitala questiona: "Se cursinho conseguiu mais de 10 questões do ENEM o que garante que mais pessoas não conseguiram acesso as provas? #ENEMvendido
Já Tayná Abreu postou: “Tava muito estranho esse enem sem fraude.. O exame nacional do ensino médio tinha que ser a cara do nosso país, não acham ?” #ENEMvendido
Rochelle reivindicou: “não quero Enem cancelado para o Brasil inteiro, quero cancelado para os alunos da escola que receberam 14 questões antes !” #EnemVendido
De acordo com o jornal A Tarde, cerca de 14 perguntas também estavam em uma apostila distribuída pelo Colégio Christus dias antes da avaliação do MEC, segundo comentários de estudantes nas redes sociais. O MEC informou que acionou a Polícia Federal para investigar o caso.
O diretor da escola, Davi Rocha, segundo o G1, confirmou que as questões constam no banco de dados da instituição e justificou que colaboradores do colégio, que participaram de testes de nivelamento do Enem, podem ter incluído algumas perguntas do MEC no banco de dados da escola.
O gabarito oficial já está disponível pelo site:






CÍCERA MARIA
COORD. ESCOLA ABERTA-CEBS

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vem aí a III FESTA DA CULTURA BRASIL- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.


DIA 19 DE NOVEMBRO TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA O CALDEIRÃO BRASIL III - FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA DO CEBS.

FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

VENHA PARTICIPARA DO NOSSO III CALDEIRÃO DE CULTURAS BRASIL -  DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA DO CEBS.
DIA 19 DE NOVEMBRO AS 9H! 


CÍCERA MARIA
COORD. PROG. ESCOLA ABERTA-CEBS

A nossa II Festa da Cultura - Caldeirão Brasil- do ano passado foi um sucesso! Agora vem a III Festa da Cultura - Caldeirão Brasil III- Dia da Consciência Negra.






DIA 19 DE NOVEMBRO TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA O CALDEIRÃO BRASIL III - FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA DO CEBS.


Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.




domingo, 23 de outubro de 2011

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÕES NAS OFICINAS DO ESCOLA ABERTA


 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  1. CÓPIA DE IDENTIDADE E CPF( SE FOR MENOR, APRESENTAR OS DOCUMENTOS DO RESPONSÁVEL);
  2. CÓPIA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO
  3. DUAS FOTOS 3 X 4
A IDADE MÍNIMA PARA PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS SÃO:

OFICINAS DE CONFIGURAÇÃO DE REDES E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - A PARTIR DE 15 ANOS
OFICINAS DE CANTO E LÍNGUAS - A PARTIR DE 12 ANOS
OFICINAS DE KARATÊ E CAPOEIRA - A PARTIR DOS 4 ANOS

OBSERVAÇÕES:
É NECESSÁRIA A PRESENÇA DO RESPONSÁVEL NA INSCRIÇÃO/MATRÍCULA DO ALUNO EM ALGUM CURSO OU OFICINA DO PROGRAMA, MUNIDOS DOS DOCUMENTOS.


CÍCERA MARIA
COORD. PROG.ESCOLA ABERTA


UMA MENSAGEM PARA VOCÊ

Enviada por e-mail por Vinícius Santana, Agente Jovem do CEBS.

O Fundo da Piscina 
  
Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e 
de molhar  somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguém
intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito.
 
O
 nadador sorriu  
respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação.
  
Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
 
Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina
 
 
para nadar um pouco.
Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro
do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na
 
parede da frente.
 
Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica
cruz.
Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. 
Nesse momento pensei
 
na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um
 
 
cristão,
  mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz  
para nos
 salvar pelo seu precioso sangue.  
Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a

mente e  me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte
de Jesus.

Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos.  
Finalmente desci do
 trampolim e fui até a escada para mergulhar na água.  
Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do
  fundo da piscina.
Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha.  
Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite
  
a imagem
 da cruz na parede salvou a minha vida.

Fiquei tão agradecido
  
a Deus, que
  
ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me
  
entreguei
 
a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que
 
 
Jesus morreu
 
para me salvar.

Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais meesquecer,
 sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes. Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar, ou retardar as coisas, pois,  tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo 
Dele e não o nosso...
____________________________________________
"Pense Globalmente. aja localmente..xD


Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta

Redação é o diferencial do 2º dia do Enem



Começou às 13h (horário de Brasília) deste domingo para os cerca de 5,3 milhões de estudantes a segunda etapa da maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje os candidatos têm de estar preparados para a prova mais longa do exame.
São 90 questões de linguagens (português e língua estrangeira) e matemática, além da redação. O candidato tem cinco horas e meia para finalizar a prova - uma hora a mais do tempo do primeiro dia do exame. A dica geral para superar com tranquilidade a bateria de exercícios e o texto é que os inscritos levem água e alguma coisa para comer, como barras de cereal.
Os candidatos só podem sair após duas horas e meia de prova. Apenas quem sair na última meia hora do exame poderá levar os cadernos de questões.
Segundo professores consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo, as questões de matemática costumam ser as mais exigentes do Enem - por possuir uma abrangência de temas. A prova de linguagens normalmente exige mais interpretação de texto do que conteúdos específicos. Uma leitura atenta das questões e dos textos de apoio ou imagens pode fazer a diferença na hora das respostas.
No caso de língua estrangeira, serão cinco questões do idioma selecionado na inscrição - inglês ou espanhol. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, informou que não é possível trocar de opção no momento da prova. Quando o Enem estreou a prova de língua estrangeira, no ano passado, as perguntas eram em inglês, com alternativas em português - modelo que deve se manter este ano.
Texto
Fórmulas e decorebas não vão adiantar na redação, a maior novidade da prova. O candidato terá de escrever um texto dissertativo argumentativo, com o mínimo de oito linhas. O Enem exige que o candidato apresente uma proposta de intervenção à problemática proposta no tema da redação.
Segundo a professora do Laboratório de Redação do Objetivo, Maria Aparecida Custódio, o ideal é que se escreva um texto direto. "Quanto mais objetivo, mais chance tem de se sair bem. O aluno tem de mostrar competência de texto, coesão, e não esquecer de apresentar a proposta de intervenção ao tema." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Cícera Maria
Coord.Prog.Escola Aberta-CEBS
te.:2333-6565

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

M E N S A G E N S & P E N S A M E N T O S


"Uma coletânea de pensamentos deve ser uma farmácia onde se encontrem remédios para todos os males". (Voltaire)
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)
Espero que aproveitem bem o que está aqui e lembrem-se:
O verdadeiro amigo não é aquele que diz "Vai em frente". O verdadeiro amigo é aquele que diz "Vou contigo".
Uma colaboração do amigo  Fernando Toscano, que eu uso aqui por acreditar que essas palavras são um bálsamo para nossos olhos, nossos pensamentos, nossa vida.
Preste atenção......leia bem devagarinho!!!! Vale a pena!!!
VOCÊ: Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Sim? Estou aqui...
VOCÊ: Por favor, não me interrompa, estou rezando!
DEUS: Mas você me chamou!
VOCÊ: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou rezando.... Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Ai, você fez de novo.
VOCÊ: Fiz o que?
DEUS: Me chamou! Você disse: Pai nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que posso ajudá-lo?
VOCÊ: Mas eu não quis dizer isso. É que estou rezando. Rezo o Pai Nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem até cumprí-lo...
DEUS: Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus irmãos, como podes dizer que estais no céu, se você não sabe que o céu é a paz, que o céu é amor a todos?
VOCÊ: É, realmente ainda não havia pensado nisso.
DEUS: Mas prossiga sua oração.
 
VOCÊ: Santificado seja o Vosso nome...
DEUS: Espera ai! O que você quer dizer com isso?
VOCÊ: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso!
DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.
VOCÊ: Agora entendi. Mas nunca havia pensado no sentido dessa palavra SANTIFICADO. "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu..."
DEUS: Esta falando sério?
VOCÊ: Claro! Por que não?
DEUS: E o que você faz para que isso aconteça?
VOCÊ: O que faço? Nada! É que faz parte da oração, além disso seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu e na terra também.
DEUS: Tenho controle sobre você?
VOCÊ: Bem, eu freqüento a igreja!
DEUS: Não foi isso que Eu perguntei! Que tal o jeito que você trata os seus irmãos, a maneira com que você gasta o seu dinheiro, o muito tempo que você dá a televisão, as propagandas que você corre atrás e o pouco tempo que você dedica a Mim?
VOCÊ: Por favor. Pare de criticar!
DEUS: Desculpe. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade.
VOCÊ: Esta certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol, se manda o sol reclamo do calor, se manda frio, continuo reclamando, se estou doente, peço saúde, mas não cuido dela, deixo de me alimentar ou como muito...
DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e Você, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou gostando dessa nova atitude sua.
VOCÊ: Olha Senhor, preciso terminar agora. Esta oração está demorando muito mais do que costuma ser. Vou continuar: ... "o pão nosso de cada dia nos dai hoje..."
DEUS: Pare ai! Você esta me pedindo pão material? Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembre-se daqueles que nem conhecem pão. Pode pedir-me o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso! Eu estou interessado na próxima parte de sua oração. Continue!
VOCÊ: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido..."
DEUS: E o seu irmão desprezado?
VOCÊ: Está vendo? Olhe Senhor, ele já criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso me vingar.
DEUS: Mas, e a sua oração? O que quer dizer sua oração? Você me chamou, e eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou gostando de você ser honesto. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de você, não acha?
VOCÊ: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse!
DEUS: Não vai não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria, pense na sua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta você querer.
VOCÊ: Pode? Mas como?
DEUS: Perdoe seu irmão, Eu perdoarei você e te aliviarei.
VOCÊ: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo.
DEUS: Então não me peças perdão também!
VOCÊ: Mais uma vez está certo! Mais só quero vingar-me, quero a paz com o Senhor. Esta bem, esta bem, eu perdôo a todos, mas ajude-me Senhor. Mostre-me o caminho certo para mim e meus inimigos.
 
DEUS: Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você. E você, como está se sentindo?
VOCÊ: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus.
DEUS: Ainda não terminamos a oração. Prossiga...
VOCÊ: "E não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal..."
DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações onde possa ser tentado.
VOCÊ: O que quer dizer com isso?
DEUS: Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade, o ódio. Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado. Não use tudo isso como saída de emergência!
VOCÊ: Não estou entendendo!
DEUS: Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Entra no erro, depois corre a me pedir socorro.
VOCÊ: Estou com muita vergonha, Perdoe-me Senhor!
DEUS: Claro que perdoo! Sempre perdôo a quem esta disposto a perdoar também, mas não esqueça, quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite cada palavra que fala! Termine sua oração.
VOCÊ: Terminar? Ah, sim, "AMÉM!"
DEUS: O que quer dizer AMÉM?
VOCÊ: Não sei. É o final da oração.
DEUS: Você só deve dizer AMÉM quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque AMÉM! quer dizer, ASSIM SEJA, concordo com tudo que rezei.
VOCÊ: Senhor, obrigado por ensinar-me esta oração e agora obrigado por fazer-me entendê-la.
DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do erro, aqueles que querem ser livres do pecado. Abençôo-te e fica com minha paz!
VOCÊ: Obrigado Senhor! Estou muito feliz em saber que és meu amigo.


CICERA MARIA
COORD. PROG. ESCOLA ABERTA

AULAS DE CANTO NA ESCOLA ABERTA

Aulas de Canto na Escola Aberta (CANTO POPULAR em grupo)
Sabados - 10:00h às 11:00h
IMPORTÂNCIA DA TÉCNICA VOCAL
Ao praticar exercícios de técnica vocal o ser humano além de estar habilitando seu poder de comunicação através da capacitação de sua caixa de ressonância, estará também desenvolvendo habilidades que contribuem para o aprimoramento de suas funções motoras por estar, através das técnicas da respiração consciente, relaxamento corporal, vocalizes e memorização de repertório, trabalhando regiões do cérebro que facilitam seu bem estar e sua capacidade de aprendizado. Estes exercícios são indicados para pessoas de todas as idades envolvidas ou não com atividades artísticas. Esta prática, é sobre tudo, uma ferramenta eficaz quando o assunto é qualidade de vida.

CICERAMARIA
COORD. PROG.ESCOLA ABERTA
2333-6565

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PENSAMENTO POSITIVOS



Repita com força, com fé cada palavra. Acredite que tudo que você deseja já é seu.







             PROSPERIDADE 

  • Neste exato momento há muita riqueza e poder ao mu dispor. escolho sentir que os mereço.
  • Mereço o melhor e aceito o melhor agora.
  • Uso o dinheiro que ganho me fazem feliz. Deixo a maior prosperidade possível entrar em minha vida. 

SAÚDE 
  • Desejo ter uma velhice saudável e para isso cuido com amor do meu corpo hoje.
  • Estou livre de dor e totalmente em sitonia com a vida;
  • A água éminha bebida favorita. Bebo muita água para limpar meu corpo e minha mente.

PERDÃO
  • O passado ficou para trás,não tem nenhum poder agora. os pensamentos deste momento criam o meu futuro.

PROSPERIDADE

  • Pago minhas contas com amor e me alegro ao preencher cada cheque, ou usar meu cartão. A abundância flui livremente através de mim.

PROFISSIONAL

  • As oportunidades estão por toda parte. Tenho várias possibilidades de escolha;
  • Fico a vontade ao falar em público. Tenho confiança em mim.
  • O emprego perfeito está a minha procura e cada vez mais próximo de mim.






Cícera Maria

sábado, 15 de outubro de 2011

Mais que Parabéns...

Neste dia do professor são tantas frases, tantos parabéns... Tudo é lindo! Mas esquecemos da fiel realidade, que nossos guerreiros são deixados de lado, menosprezados, tratados como segunda classe de profissional. Dedico esse dia aos Gladiadores do dia-a-dia que nos passam seus ensinamentos, seu melhor!



  

Assista esse também!





 "Tenha disposição para sair do zero, e pense, eu não quero fazer o que eu posso, eu posso fazer o que eu quero."


Beijos,
Caroline Freitas 


FELIZ DIA DOS PROFESSORES!




Homenagem ao dia do professor

As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.

Felicidades !!!
Autor: (Desconhecido)

Ser professor(a)

Falar da docência é falar das várias profissões que transpõem e se sobrepõem a esta.
Enquanto professores...
Somos mágicos,
ao fazermos malabares com diversas situações que atingem nossa imagem e a 
vida pessoal.
Somos atores, somos atrizes,
que interpretam a vida como ela é, sentimos e transmitimos emoções ao 
conviver com tantas performances.
Somos médicos,
ao receber crianças adoentadas pela miséria, pela falta de tempo da família,
pela carência de tempo de viver a própria infância.
Somos psicólogos,
ao ouvir as lamentações advindas de uma realidade dura,
que quase sempre nos impede de agir diante do pouco a se fazer.
Somos faxineiros,
ao tentarmos lavar a alma dos pequenos,
das mazelas que machucam estes seres tão frágeis e tão heróicos ao mesmo tempo.
Somos arquitetos,
ao tentarmos construir conhecimentos, que nem sabemos se precisos, que nem 
sabemos se adequados.
É só parar para pensar que talvez seja possível encontrar em cada 
profissão existente um traço de nós professores. Contudo, ser professor, 
ser professora é ser único, pois a docência está em tudo, passa por todos, 
é a profissão mais difícil, mas a mais necessária.
Ser professor é ser essência,
não sabemos as respostas.
Estamos sempre tentando,
Às vezes acertamos, outras erramos, sempre mediamos.
Ser professor é ser emoção
Cada dia um desafio
Cada aluno uma lição
Cada plano um crescimento.
Ser professor é perseverar, pois, diante a tantas lamúrias
“não sei o que aqui faço, por que aqui fico?”
fica a certeza de que...
Educar parece latente, é obstinação.
Ser professor é peculiar,
Pulsa firme em nossas veias,
Professor ama e odeia seu ofício de ensinar
Ofício que arde e queima
Parece mágica, ou mesmo feitiço.
Na verdade, não larga essa luta que é de muitos.
O segredo está em seus alunos, na sua sala de aula, na alegria de ensinar
a realização que vem da alma e não se pode explicar.
Não basta ser bom... tem que gostar.

Soraia Aparecida de Oliveira,
professora do Ensino Fundamental,
Escola Municipal Nilza de Lima Sales, Brumadinho, MG.


Para você professor e professora,
para mim, para nós
Que abraçamos esta missão
E mesmo com todo sacrifício que 
As vezes essa vida nos traz
Ainda persistimos nela
Pois acreditamos que
Podemos contribuir para
O crescimento, o desenvolvimento e
O conhecimento dos nossos alunos e alunas
Por tudo isso e por mais que não consigo 
Lembrar...
Parabéns por todos os dias ser do professor e
Professora, eternos mestres e aprendizes
Afinal, quando pensamos que ensinamos
Algo a alguém, na verdade aprendemos
A arte da paciência, tolerância,
Carinho, Amor ...
Aprendemos novas estratégias e táticas
Para nos fazer entender 
Renascemos a cada novo olhar de um aluno
Ou aluna recenchegado
E um dia, cansados, nos aposentamos, 
Mas jamais deixamos de ser professor
Professora e sabemos que de uma forma
Ou de outra, estaremos na lembrança deste
Ou daquele aluno ou aluna
E de alguma forma contribuímos para a construção
A formação deste ou daquele profissional, 
Cidadão.
PARABÉNS POR HOJE E TODOS OS DIAS DE
PROFESSOR E PROFESSORA!






Cícera Maria

Pedagoga/Professora