quinta-feira, 30 de maio de 2013

COLÓQUIO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

Olá queridos leitores!

O tema JORNADA DA SUSTENTABILIDADE ESCOLA ABERTA - CEBS, continua. 

Aquilo que começou com a viagem ao fim do mundo que os professores fizeram A JORNADA NA ESTRELA e em seguida a exposição no CONSULADO DA ARGENTINA e ao mesmo tempo, a exposição no evento do Escola Aberta,(JORNADA DA SUSTENTABILIDADE ESCOLA ABERTA - CEBS), quando tivemos a participação de Empresas com ações em defesa do meio ambiente, continuou com o reconhecimento da SEEDUC e outros órgãos ligados a Educação Ambiental.
O CEBS não é ainda uma escola com "selo" de Escola Sustentável, mas por tudo que já fez e ainda está fazendo nesse âmbito, é reconhecidamente uma Escola Sustentável. 
O Colégio então foi convidado a participar de um Colóquio sobre ESCOLAS SUSTENTÁVEIS, na pessoa da Diretora NEIDE que participou do colóquio como uma das palestrantes para falar das ações do CEBS em prol da sustentabilidade. Junto com ela também foram os professores da JORNADA NA ESTRELA  e euzinha, a COORDENADORA DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA - CEBS. 

Outra escola foi convidada também, C.E. Erich Walter Heime, que foi construída exatamente para ser a ESCOLA SUSTENTÁVEL, desde sua estrutura física até o pessoal que lá trabalha, como os professores que atuam em regime de 30 horas, oferecendo aos alunos atendimento integral; diferente do CEBS que construiu por exemplo um reservatório que capta água da chuva, construiu um sistema de aquecimento solar que proporciona banho quente para os alunos, horta etc, a escola C.E.Walter Heime, foi construída já com tudo isso e mais ainda, segundo informações do seu diretor, a sua arquitetura foi feita de forma a proporcionar um melhor aproveitamento da luz solar, do ar, economizando o uso de energia elétrica com ar condicionados e lâmpadas. 
Não importa dizer qual é a melhor, mas o que pode oferecer ao seu público, os alunos. 
Será que esse tipo de ensino ( integral, com vistas ao ensino do bom uso dos recursos do meio ambiente- escola sustentável-) poderá mesmo ser oferecida a todos os brasileiros e brasileiras?

Veja abaixo alguns pontos do que foi discutido lá.


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO/SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COLÓQUIO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS.

 Programação:

MESA DE ABERTURA


Carlos Minc - Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Antonio José de Paiva Neto - Subsecretário de Gestão da Rede de Ensino da SEEDUC
José Vicente Freitas - Ministério do GIEA.

COLÓQUIO 1

Escolas como Espaço Educador Sustentável: As Três vertentes - Espaços Físicos, Gestão Democrática e Currículo Integrado.


 MODERAÇÃO: GIEA

José Vicente Freitas - Coordenador Geral de Educação Ambiental do MEC

Luciene Pimentel - Faculdade de Engenharia da UERJ e Especialista em Ecotécnicas.
Inês Barbosa- UERJ e especialista em Currículos
Jaílson Alves dos Santos -  Diretor da Escola de Gestores Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ

COLÓQUIO 2

MODERAÇÃO: GIEA


Jaqueline Guerreiro - Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)
Celso Sanches - UNIRIO e Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde el Sul
Rodrigo Lamosa - UFRJ e diretor do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação de Duque de Caxias
Valnei Alexandre da Fonseca - Diretor do Colégio Estadual ErichWalter   Heine
Neide Aparecida - Diretora do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht

GIEA
Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental

O grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA), criado pela LEI 3325/99, tem por finalidade:


  • Definir as diretrizes para a implementação da Política Estadual Ambiental
  • Sistematizar e divulgar as diretrizes definidas, garantida a ampla participação social e comunitárias;
  • Estimular, acompanhar e avaliar a PEEA, bem como fortalecer a sua implementação;
  • Dimensionar recursos necessários aos programas e projetos de Educação Ambiental (EA);
  • Fomentar parcerias entre instituições educacionais, empresas públicas e privadas, entidades de classe, lideranças comunitárias e demais entidades que tenham interesse na área de EA, inclusive promovendo a captação de recursos destinados ao financiamento de planos, projetos e programas de EA.
  • Promover o acompanhamento e a divulgação dos programas e projetos EA em execução no Estado
  • Promover eventos e espaços para discussões sobre EA.

COLÓQUIO ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

MEC -> Lei -> Compromissos -> processo em todas as modalidades de ensino.

-> SISTEMA BRASILEIRO DE ENSINO - > 54 milhões de crianças matriculadas. Criar estratégias para falar sobre sustentabilidade.
->Animar a discussão sobre Escolas Sustentáveis; Educação Ambiental faz parte do currículo;
FOCO-> Trabalhar com crianças do Ensino Fundamental I e II e também Ensino Médio;

DIFICULDADE

Tema complexo - > Escola Sustentável ] O que é?

A Infraestrutura acaba  por trabalhar contra a consciência ambiental por serem muitas vezes construídas há mais de 30 anos;

DESAFIOS

Muito exercício, criatividade;

ECOTÉCNICAS - > Conjunto de ações de atividades que envolve pessoas num pensamento da sustentabilidade minimizando o impacto das ações no ambiente.

TELHADO VERDE - PROJETO HIDROCIDADES - RESERVATÓRIO E SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS;

A ideia é de formar jovens para que esses ensinem a outros jovens;

Política de Estado para dar Continuidade ao Projeto, precisa de alguns movimentos:
  • 1º movimento - > olhar para trás e perceber o que já se teve sobre o assunto
  • 2º movimento -> encontrar materiais produzidos, os verbetes que seriam como norteadores dos caminhos a serem seguidos.
LIVRO EDITADO EM 2005 -> ENCONTROS E CAMINHOS são alguns informes sobre o tema. Fala de um TRILHA DA VIDA -> possibilidade de aproveitar toda estrutura educadora;

ESPAÇOS EDUCACIONAIS SUSTENTÁVEIS
  • Escola Sustentável
  • Conceito como referência, ponto de partida
  • Cada escola parte do princípio de que escola sustentável e aquela em que na sua rotina pedagógica ela faz esforço para cultura da sustentabilidade.
SÃO TRÊS DIMENSÕES:

-> Espaço Físico
-> Gestão
-> Currículo

O Espaço Físico - > Acolhe em sua estrutura física aos assuntos relacionados à educação ambiental;
Gestão -> Escolhida democraticamente;
Currículo - Matriz Curricular -> Diretrizes principais - NOÇÃO- Tem que ser dado pelas pessoas do local. A porta da entrada não importa. Deve-se respeitar a particularidade do local; Ter Criatividade.

Ecotécnicas { Projeto Hidrocidades
Telhados Verdes - reservatório de captação das águas da chuva;

Há limitações para implantação das ecotécnicas:
  • Uso de materiais convencionais;
  • Mão de obras para implantar as novas técnicas;
  • Quebra de PARADÍGMAS;
  • As boas ideias devem ser bem orientado;
  • O custo também pode ser um empecilho;
  • operacionalidade também é outra dificuldade.
As Ecotécnicas devem ser aproveitadas pelos atores das escolas, demanda também conhecimento do assunto.

-> Questões culturais, pois algumas vezes, as pessoas não aceitam por exemplo um projeto de pavimentação sustentável, pois pensam que se está sendo implantado lá, é porque não presta.

  • Currículo integrado;
  • Organização Curricular dominante;
  • Fragmentar conhecimento da organização do currículo
  • Perspectiva Científica excessivo tecnicista e disciplinarista 
  • Dificuldade de diálogo

 DIAGNOSTICANDO OS PROBLEMAS E PENSANDO SOLUÇÕES.

-> Fragmentações Curriculares e Conhecimento em Rede - A Integração já existe entre as escolas e o tema;

-> Conteúdos como meios e não como fins
Pensando a potencialização do ue tem sido bom para além do "formato".

  • A Tessitura do Conhecimento em Rede e Integração Curricular


  •  Dialogando com concepção dominante sobre como se cria o conhecimento, na qual se baseia a organização curricular;
  • As redes de conhecimento se tecem a partir de todas as experiências que vivemos, de todos os modos como nos inserimos no mundo a nossa volta;
  • Não tem previsibilidade nem obrigatoriedade;
  • Não podem se controladas pelos processos formais.

 A questão da Fragmentação.
A questão da hierarquia entre saberes e o currículo integrado.

O que é mais importante entre as disciplinas? Importante para quem? Que cidadão o país quer formar e para quê?

A vida cotidiana para além das regras, aprendendo com as práticas;


  • Incorpora no cotidiano escolar para além do que estão na norma, abrindo diálogo, as experiências, saberes e possibilidades;
  • Pensar como emergir do silêncio a teoria curricular e na vida cotidiana;

-> As escolas não estão em bom estado físico;
-> A escola ainda não é para todos
-> Em algumas a infraestrutura  é inexistente
-> Dificuldade de estruturar
-> Falta de água potável
-> Falta de energia elétrica

Mudaram as políticas públicas, mas os problemas ainda são os mesmos ou piores.


  • Meta para professores exitem, mas para atingir sustentabilidade, não.
  • Para Escola Sustentável, precisa de professor sustentável que deverá se dedicar integralmente, mas é difícil, principalmente por falta de incentivo financeiro;
  • Os gestores das escolas municipais são normalmente escolhidos por políticos, assim a escola sua direção fica comprometida e sem condições de decidir sem "autorização" do político envolvido. 
PARA REALMENTE EXISTIR A ESCOLA SUSTENTÁVEL É PRECISO:

-> Eleições diretas para direção com a participação da comunidade escolar e do em torno. 
-> Também, a questão salarial deve ser revista;
-> Escola é gente.

Assuntos a serem refletidos:
  • Conflitos, injustiça ambiental são tratados na escola?
  • Tem fala no currículo?
  • Há promoção de debate?

 Ser sustentável é da voz àqueles que não têm voz.
  • Escola sem racismo
Sonho - >Escolas Sustentáveis - Rodrigo Lamosa -> propostas 
->Escola Pública Laica de Qualidade

Projeto bom (forte) consegue passar pela crítica; projeto ruim (fraco) não passa pelas críticas;


 

PONTOS POSITIVOS MEC-> Identificar que escolas brasileiras precisam de reformas.
  • Reforma Curricular
  • Criatividade 
  • Respeitar as diferenças;
  • Gestão democrática.


















Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta -CEBS
2333-6565





domingo, 26 de maio de 2013

ACONTECE no ESCOLA ABERTA - CEBS - 25 de maio de 2013

OLÁ, HOJE O ESCOLA ABERTA FOI BEM AGITADO. TIVEMOS MUITAS ATIVIDADES:

  • CAPACITAÇÃO DO NEJA> Todas as disciplinas
  • APRESENTAÇÃO DAS TURMAS DA ESCOLA DE MÚSICA SOM E ARTE
  • A REUNIÃO ANUAL DA AMUAP
  • INÍCIO/ ENSAIO DA NOVA OFICINA DE DANÇA HIP HOP E CHARM ( Inscrições Abertas)
  • PASSEIO/EXCURSÃO DE TURMAS DO C.E.B.S.
ALÉM DAS OFICINAS QUE ACONTECEM NORMALMENTE AOS SÁBADOS.

IMPORTANTE !!!!

AS AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA  E HISTÓRIA JÁ COMEÇARAM


REINICIAREMOS EM BREVE A OFICINA DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E REDES, OS ANTIGOS ALUNOS, PODER RETORNAR PARA RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA. ESSAS AULAS PROVAVELMENTE SERÁ DE TARDE- 14 H ATÉ 17 H. 
 .
COMPARECER PARA FAZER INSCRIÇÕES AOS SÁBADOS DAS 8 H ATÉ AS 13 H COM AS CÓPIAS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:
  1. RG
  2. CPF
  3. COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  4. UMA FOTO 3 X 4
  5. SE FOR MENOR, APRESENTAR CÓPIA DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO E COMPARECER ACOMPANHADO COM O RESPONSÁVEL MUNIDO DE DOCUMENTO.

Abaixo, as fotografias da disciplina LÍNGUA PORTUGUESA - CURSO DE CAPACITAÇÃO DO NEJA (NOVA EJA), comemoração do aniversário de um professor.














A foto abaixo mostra a oficina de dança hip hop e charme, que começou hoje.
As inscrições estão abertas.





Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta

sábado, 18 de maio de 2013

O SÁBADO CHUVOSO, MAS BEM DELICIOSO.

Hoje o dia chuvoso pediu um encontro legal no PROGRAMA ESCOLA ABERTA DO CEBS.
Tivemos as oficinas de violão, dança, grafite, reforço de matemática, pré-vestibular, capoeira. 
 
Dançar é um dos exercícios mais procurados e bem eficazes para quem quer emagrecer. Os ritmos são os variados, indo de samba ao hip hop e o corpo chega a perder 500 calorias em apenas uma aula

Há coisas neste mundo que só os artistas sentem e percebem, e o músico é simplesmente um dos mais sensíveis. A música atinge lugares no ser humano que nenhuma outra arte chega.

E aprender a tocar um instrumento musical é para todos. E, além de todos benefícios óbvios de poder fazer música, a relação com um instrumento musical pode ser uma alternativa para relaxar e esquecer o estresse do dia a dia. As vantagens que a música traz para a saúde são indiscutíveis e nunca é tarde para se começar.

10 benefícios da Música

  • instrumentos musicais Os Benefícios de aprender um Instrumento Musical

    1-A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;
  • 2-Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
  • 3-O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;
  • 4-Crianças q estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;
  • 5-Pessoas de mais idade envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde;
  • 6-O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer;
  • 7-O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;
  • 8-A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
  • 9-Estudos comprovam q aulas de piano ou teclado para idosos provocam aumento do hormônio do crescimento, colaborando no aumento do nível de energia, das funções sexuais e da massa muscular, evitando osteoporose e rugas;
  • 10-Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.

Evitando a Surdez e outras doenças auditivas

Tocar instrumentos pode ajudar quando a maturidade chega. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo instituto baycrest’s rotman, no Canadá. ao comparar músicos com pessoas que não tocavam nada, todos na extensa faixa etária de 18 a 91 anos, os cientistas viram que os instrumentistas tinham uma capacidade especial de compensar a perda auditiva relacionada à idade. “Um músico de 70 anos consegue ouvir uma conversa em uma sala barulhenta melhor do que um homem de 50. Essa diferença acontece no cérebro, já que o ouvido envelhece do mesmo modo nos dois grupos”, explica o pesquisador benjamin zendel, líder do trabalho. É importante ressaltar que não basta entender de música e ouvi-la. “é preciso aprender um instrumento. daí a audição interage com as funções cognitivas cerebrais”, esclarece. esse estímulo constante deixaria a massa cinzenta treinada para quando o ouvido não der mais conta do recado. “mas, se o volume estiver muito alto, os danos então serão maiores do que os efeitos positivos das melodias”, completa zendel.

Que tipo instrumento?

giannini musica Os Benefícios de aprender um Instrumento MusicalTanto faz. Só não se esqueça: gostar do instrumento, ter afinidade por ele é o mais importante. Não adianta aprender piano só porque seu pai quer um novo Mozart na família, se você prefere tocar teclado, tocar violão ou tocar guitarra, violino, saxofone, flauta doce ou cuíca… É neste que você deve investir seu dinheiro, seu tempo e sua dedicação.
E então você pergunta: Mas e se eu não souber de qual instrumento gosto? Faça uma experiência, converse em alguma escola de música sobre a possibilidade de uma aula teste em vários instrumentos, talvez o ajude a decidir. Tocar instrumentos musicais online é uma nova forma de aprender música que você pode explorar e gostar.
Bem, vamos lá então, que tal dar uma olhada em centenas de instrumentos: http://www.mundomax.com.br/instrumentos_musicais
oficina de violão



oficina de grafite

oficina de grafite

oficina de grafite

oficina de grafite

oficina de grafite

oficina dedança

oficina deviolão

oficina deviolão

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
Tag: é a assinatura de grafiteiro.
Toy: é o grafiteiro iniciante.
Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com
oficina de grafite
oficina de grafite

   
oficina de grafite 




 





Cícera Maria

 

  

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Só pra lembrar o que é o Programa Escola Aberta. Qual sua finalidade? Qual sua filosofia?

O Programa Escola Aberta incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno.
algumas imagens do evento: JORNADA DA SUSTENTABILIDADE ESCOLA ABERTA - CEBS.  

OFICINA DE VIOLÃO UM MOMENTO DA AULA .


Por que e para que estudar música? Por que estudar violão?
Veja abaixo:


Benefícios da Música


Porque razão é a música tão importante?

Existe uma indesmentível e forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música. Estas qualidades acompanharão os seus filhos ou filhas em qualquer caminho que escolham para a sua vida. A aprendizagem da música pode ter uma influência na formação das crianças que é apenas secundada pelo amor dos pais. Se procura de uma forma de proporcionar aos seus filhos e filhas uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal, a aprendizagem de música para bebés e crianças é um excelente primeiro passo.

Os estudantes de música aprendem a ser artesãos: aprendem como detalhes são cuidadosamente colocados em conjunto para criar belas, não meramente medíocres, sonoridades. Através do estudo da música os alunos aprendem o valor do esforço sustentado para atingir a excelência e os resultados concretos do trabalho árduo.

O estudo da música também valoriza o trabalho em equipa. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objectivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.

A música proporciona um importante modo de expressão pessoal. Todos sentimos a necessidade de estar em contacto com os nossos parceiros e amigos. A auto-estima é um subproduto desta expressividade.

A prática da música ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos. Um pouco de ansiedade é algo positivo, e que ocorre frequentemente ao longo da vida. Aprender como lidar com a ansiedade mais cedo e com frequência faz com que seja um problema menor mais tarde. A assunção de riscos é essencial para que uma criança desenvolva todo o seu potencial.

O estudo da música encoraja a autodisciplina e a diligência, características que se repercutirão nas actividades intelectuais sob a forma de estudo efectivo e hábitos de trabalho. Uma associação entre a música e a matemática de há muito é notada. Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo que dá prazer aos outros.

A sua filha ou filho vai aprender a gostar de ouvir música, adquirir uma nova disciplina mental e uma competência física, adquirir comportamentos e autoconfiança. As lições de música também melhoram o desenvolvimento da capacidade da criança para pensar logicamente e analiticamente, aumentar a sua concentração, a cognição e desenvolvimento motor. Com uma orientação correcta, a música pode ajudar ao crescimento pessoal da criança, assim como à sua expressão individual e autoconfiança, não somente na sua mente, mas também na alma e espírito.



Cícera Maria
coord. prog escola aberta - cebs


AS OFICINAS DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA ESTÃO ABERTAS

Olá, pessoal!
Estou aqui para falar de algumas oficinas oferecidas no nosso PROGRAMA DE FINAL DE SEMANA, PROGRAMA ESCOLA ABERTA.
ESTAMOS AQUI TODOS OS SÁBADOS A PARTIR DAS 8 h.
Veja abaixo algumas imagens da oficina de DANÇA, em apresentações e aulas.











A dança oferecida é dança de salão, zouck e samba são os rítimos mais explorados, é para iniciantes e os que já estão mais avançados, assim como o teatro.
O funcionamento de todas as oficinas (dança, teatro, ingles, violão e refoço escolar em várias disciplinas) são sempre aos sábados.
As inscrições são aos sábados das 8h até as 13h e devem ser feitas com os seguintes documentos (original e cópia):
> RG
>CPF
>COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
> UMA FOTO 3 X 4
> SE O ALUNO FOR MENOR DE IDADE, É OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DO RESPONSÁVEL PARA FAZER A MATRÍCULA E TAMBÉM ALÉM DE TODOS OS DOCUMENTOS FALADOS ANTERIORMENTE, APRESENTAR A CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
Venha nos visitar, conhecer de perto nosso trabalho e fazer parte dele. Visite nosso blog e seja nossa seguidora.
Abraços

Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta